segunda-feira, 19 de julho de 2010

O tão esperado Tecido na Parede!!

Demorei mas voltei! Tô percebendo que arrumar a casa demora mais do que se mudar, até por que a essa altura o dindim acabou faz tempo. Mas  nessa fase a demora é super prazerora, por que é nossa fase de adaptação ao novo ambiente, com isso vamos descobrindo que estilo queremos que nosso lar tenha.

Como tinha prometido postar o passo-a-passo da aplicação dos tecidos nas paredes, aqui está, mesmo sem tudo estar arrumadinho.

Todos os passos infelizmente não consegui tirar fotos porque eles (os aplicadores) são muito rápidos e quando cheguei para o almoço o quarto da minha filha já estava pronto, o meu quase pronto, faltava só o lavabo e a sala. Que não tive tempo de esperar muito porque tinha que voltar pro trabalho.

Mas Sr. Novinho e Sr. Nino (engraçado né?!?!) me explicaram como faz:

1º: Quando compro o tecido, entrego logo para eles irem passando a cola no seu avesso. No dia marcado para instalar, o tecido vem enrolado num tubo de tecido com a cola seca em seu avesso.


2º: Quando chegam, a primeira coisa que eles fazem é midir novamente o ambiente. Enquanto um espalha a cola na parede o outro corta o tecido nos tamanhos corretos para que as emendas fiquem perfeitas. Dica: abra todas as janelas e portas possíveis, o cheiro da cola é muito forte, inclusive o aplicador usa máscara!
(dá pra ver a cola?)
 

 A cola espalhada na parede seca em um minuto, e o cheiro passa. Sim, a cola que vai no tecido e na parede é a mesma, cola para colar fórmica em móveis.  

3º: Chegou a hora de juntar uma cola à outra. É como se fosse um quebra-cabeça onde você tem que encaixar bem as peças para a figura ficar uniforme. Deve-se atentar para os desníveis na parede, quinas ou volumes salientes devem ser milimétricamente medidos para que não falte tecido. O ideal é deixar sempre uma sobra e cortar depois.




4º: O tecido é bem esticado com a ajuda de uma espátula em toda a extensão da parede, tirando bolhas e pregas.

5º: É importante deixar sobrar um pouco do tecido dos lados, para depois fazer o acabamento.



O excesso é cortado com estilete, deixando ainda cerca de 0,5cm nos locais que tem painel ou móvel para embutir por trás. Onde é parede, corta-se na medida exata. Você tem que ter um pulso bem firme para não cortar torto.


Em alguns ambientes, como foi no meu quarto e no da minha filha, não foi necessários fazer emendas, o que torna mais prático e mesnos custoso, pois usa-se apenas uma altura de tecido e não sobra tanto. Nos quartos os tecidos são listrados. Caso eu quisesse que as listras ficassem em pé, iria precisar ser feito emendas e eu teria que comprar bem mais tecido porque seriam diversas alturas. A altura dos painés foram projetadas pensando justamente na largura do tecido, para que pudessem se instalados no seu comprimento.

O resultado final:






(vasos ficaram pequenininhos....)

(Lavabo, ainda sem o vidro da bancada)

Dica: Quanto mais poliester o tecido tiver melhor, pois é mais rígido. E se for um tecido que desfie, não use, pois quando cortar o acabamento e emenda ficará feia.

Gostaram???

Ahhh... Sr. Nino tem um blog, uaaauuuu!!! Dá uma espiadinha lá e confere o trabalho dessa dupla: http://ninorevestimentos.blogspot.com

Bjsss




obs.: Ja já atualizo o post com fotos do lavabo e sala.

19 comentários:

CRIA DA CASA DESIGN disse...

Nossa que lindo amei.
Ficou muito bom, parabéns.
Beijos
Soraya

Deise Soares |arquiteta| disse...

ola!!! nao canso de dizer:
esse lar doce lar esta chiquerrimo!!!! muito bom gosto! e otimos colocadores hein! muito capricho!!!

parabens !!

njus e otima semana

Marcia Guedes disse...

Oi carola sempre passo por aqui mas essa é a primeira vez que comento. Tb sou de Natal e sua casa é uma inspiração!!! estou pra receber meu ap até setembro e tô nessa fase de escolher o tecido ou papel já que o pessoal da marcenaria prefere que eu mande colar antes dos paineis. Fui na verona e não gostei muito das opções. gostaria de saber onde vc comprou os seus e qual seu e-mail.

Carola disse...

Olá Marcia!! Que bom encontrar alguém de Natal por aqui!! Olha só, o tecido vermelho comprei na Tella, na av. Afonso Pena, o da minha filha na Verona da Av. eng. Roberto Freire e o preto e o do meu quarto na Jocil da Av. Nascimento de Castro.

A verona realmente não tem muitas opções, mas há uma semana estive lá e ví que chegou coisas novas. A Tella gosto muito, a relação custo benefício é excelente, inclusive todos os tecidos de cortina comprei lá. Jocil já é bem mais caro, mas tem tecidos muito bonitos tb. Abriu uma loja nova na Hermes da Fonseca, próximo ao auxiliadora, ñ lembro nome e nunca fui lá, mas parece ter tecidos muito bonitos.
Quanto à aplicação do tecido antes dos móveis, ñ vejo necessidade e ñ acho uma boa opção, pois maceneiros sujam muiiiiiito, não zelam por nada, é pó de serra, mão suja, cola, verniz, etc. Minhas paredes terminaram super sujas, imagine o tecido como teria ficado!!!
Sr. Novinho/Nino instalou tudo depois e não teve problema algum, como falei no post, eles deixam 1/2cm para empurrar pra traz do móvel se for necessário, não arranha nem suja!!!

Meu email é: cacacfoa@yahoo.com.br

Estou a disposição!

Marcia Guedes disse...

obrigada pelas boas vindas!! tinha visto apenas propagandas da Tella nas revista da vida (formas e ambientes). fiquei muito feliz($$$) com a dica do custo-beneficio. qto à Verona, Realmente faz mais de um mês que fui lá. Não me lembrei mesmo da loja da Eng. Roberto Freire. Vou dar um pulinho lá ainda essa semana.
Tb não tinha pensado na sujeira do pó da madeira por isso vou acatar sua sugestão e apesar de comprar o tecido o mais rápido possível só mandarei colocá-los após a instalação dos painéis.

bjs
Marcia Guedes

Ellen Daiane disse...

Ficou simplesmente perfeito..nossa lindo..lindo....vc usou muito bem as cores na decoração e como sempre Arrasou!
Bjo

Flavia disse...

Adorei! Todos muito lindos! O quarto da sua filha ficou maravilhoso!!! Todos muito legais. O do lavabo é tão bonito que merece uma foto mais nítida, né?
A-D-O-R-E-I !!! Parabéns! Bjs

Anônimo disse...

Nossa de muito bom gosto esses tecidos, sua casa tambem e muito bonita parabens!!!!

Pâmela Veríssimo disse...

FICOU LINDO!!!!!!! EM ESPECIAL O VERMELHO E O PRETO.

O cunhadinho disse...

Kd o lustre do hall de entrada??

Maria é fulana e descolada... disse...

Amei sua decoração!!! Quando puder me manda umas fotos da sua casinha pra eu publicar lá no Maria... Vamos fazer um Maria visita Carola...hehehe... Tá um show!! Parabéns pelo bom gosto! beijos

Dani Coelho disse...

Nossa Carola, ficou ótimo!!! Lindo! Estou sem palavras.
Bjs

Cê Vilanova disse...

olá! suas paredes ficaram lindas e sua mesa de jantar é um arraso!!!! estou começando a construção da casinha agora, ainda vou "roubar" muitas idéias do seu blog...
estou te seguindo!!!

Juju disse...

Que coisa legal. Adorei ver o trabalho de aplicação do tecido. Seu quarto está maravilhos.Amei o tecido escolhido para cada ambiente.
Beijocas
P.S: Max é meu cachorro...rs

** disse...

ficou linda as peredes...o negocio é personalizar...deixar com nossa cara
passando p deixar 1 oizinho
muito legal seu blog
estou com 1 promoção no meu blog...passa lá p dar 1 olhada e participar...

Fê Dutra disse...

Adorei essa ideia.
Ficou lindo.
Parabéns!
Beijocas em ti.

Unknown disse...

PARABÉNS PELO BOM GOSTO, AS ESTAMPAS SÃO LINDAS!OS AMBIENTE UM REQUINTE E SOFISTICAÇÃO, TAMBÉM MUITO DELICADO. ADOREI DE VERDADE.
VOU FAZER UM POST NO MEU BLOG E COLOCAREI SUAS IMAGENS.TENHO ALGUNS CLIENTES QUE AINDA ESTÃO EM DUVIDA. BJOS
OBRIGADA.

Unknown disse...

fiz o post http://sandradias-interiores.blogspot.com/2010/09/tecido-na-parede.html

quando tiver um tempo passa lá.
bjos
adoro sua casa

Unknown disse...

Qual a melhor cola para colar o tecido ?? Nao corre o risco de despregar depois ??

Obrigada