terça-feira, 22 de junho de 2010

Vou fugir!!!


Quem tá na vez agora de me deixar estressada é meu MARCENEIRO!!!

Sempre o elogiei horrores, sempre foi pontual, trabalha divinamente bem, indico pra todo mundo, mas tá dando nó cego. Contratamos seus serviço em Fevereiro, como ele viu que a casa estava atrasando foi pegando outros serviços e furando a fila. Agora que estamos nos mudando, não termina nunca de montar e tá dizendo que atrasou por que construtor atrasou. Nada haver!!!

Quer saber? Queria ganhar na mega sena, pegar minha cria e meu amor e ir prum lugar paradisíaco!!
Só pra babar:








Sonhar é bom!!!

Fonte: House of Turquoise

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Selinhos...

Adoro receber selinhos!!! Os vejo como uma grande demonstração de carinho e de estou fazendo algo que está agradando.
Queria agradecer à Neilimar (que está de mudança como eu!!!!) do blog ReFoRmAnDo A dOiS pelo selinho que tem uma mensagem muito verdadeira: "Reformar cansa... Mas eu adoro!"

Como todo selinho tem regras...
1. O que mais me cansou na obra?
Definitivamente foi o construtor. Já contei para vocês toda minha saga de mudanças aqui e ele sabia que tinhamos prazo para entregar a casa que estamos morando mas mesmo assim não cumpria as promessas de fazer mutirão e aqui estamos com mais de um mês de atraso.
2. O que adorei ou estou adorando na obra?
Do resultado gostei de tudo, mas definitivamente estou curtindo muito me mudar de volta para um canto meu!!!
3. enviar para 10 blogueiras ou quantas quiser 

Para responder a esta reguinha, vou juntar ao segundo selinho fofo que ganhei da telentosa e de muito bom gosto Larissa do Fui morar numa casinha. 

Atualização: Gente estou orgulhosíssima de mim mesma!!! Já era bom ter ganhado selinho da Neili e da Larissa, ai pra completar ganhei o mesmo sabe de quem? Quem? Quem? Da super estudiosa no quesito decoração, arquitetura e interiores Andréa Granja do Sou mais minha casa!!! Tô podendo heim?!?!?! hehehehe


Tenho que dizer o que mais gosto em minha casa e indicar para quem eu quiser. Então tá!

Da minha casa (que ainda não me mudei definitivamente) adoro cada ambiente, pois foi planejado com muito carinho. Mas o terraço e o meu quarto ficaram muito aconchegantes. Brevemente vou postar imagens do depois.

Quanto a listinha de indicação... É sempre tão difícil porque adoro muitos blogs, mas hoje escolhi esses:

Ufa....como é difícil escolher só 10!!!


Bjss


quinta-feira, 17 de junho de 2010

Casa de máquina, onde?

Olhando aquelas piscinas belíssimas nas revistas de decoração pensamos logo em relaxar, em férias sob o sol numa praia paradisíaca, não é? Pois é, dificilmente pensamos nas casa de máquinas até que precisemos dela. Foi o que aconteceu conosco aqui em casa. Onde colocar a parafernagem da nossa piscina???

A posição da Casa de Máquina da piscina é importantíssima para seu bom funcionamento, mas pode prejudicar a estética da área de lazer. Pesquisando na net descobrí idéias super criativas de como projetar a dita cuja com discrição. Olha só:











EMBAIXO DO DEQUE:
A parte posterior do terreno estreito foi completamente tomada pela área da piscina. Como ali havia um desnível, a arquiteta Sônia Engler viu a possibilidade de aproveitar a parte de baixo do deque para construir a casa de máquina. Para acessá-la há portas venezianas projetantes - as réguas de cumaru de 5cm de largura escondem o abrigo e proporcionam a ventilação necessária. "As laterais da estrutura receberam as mesmas canjiquinhas da pedra do entorno da piscina, harmonizando o acabamnado da área", comenta Sônia.


ATRÁS DA CASCATA:
Para aproveitar p desnível do terreno, a casa de máquinas foi enterrada - está abaixo do deque - e o acesso aos equipamentos é feito por trás da cascata. "Assim, ainda liberamos a superfície para outras construções e aproveitamos melhor o espaço", destacam os arquitetos Letícia e Fábio Muzetti. O deque de madeira e a parede revestida com um mosaico de pedra pau-ferro escondem o abrigo e valorizam o projeto. A casa de máquinas guarda filtro, bomba, registros e válvulas - há ainda um compartimento próximo para proteger o aparelho de aquecimento a gás.


EMBUTIDA POR PAINEL DE MADEIRA:
No jardim próximo à piscina, a casa de máquinas está disfarçada atrás de painéis. "Na madeira jatobá, que é do mesmo ripado do deque da piscina, aplicamos apenas uma resina para proteção, deixando-a na cor natural", contam a arquiteta Josanda Ferreira e o deisigner Luiz Gasparetto. O paisagismo ganha espaço na construção com vasos instalados no ripado - o afastamento das ripas de madeira ainda proporciona a ventilação natural necessária, sem que se veja o interior.


SOB O SOLÁRIO:
A construção horizontal, limpa e de linhas retas, está em harmonia com a área de lazer. "Para não verticalizar a obra aproveitei o desnível do terreno e trabalhei com uma casa de máquinas enterrada sob o solário", explica o arquiteto André Luque. Assim, o visual da área não fica prejudicado e ainda há um ambiente de descanso integrado com piscina e deque. O Cômodo executado em concreto armado é acessado por duas portas de alumínio vazadas que garantem a ventilação. Quando fechadas e com a contribuição do paisagismo ao redor, guardam com discrição a casa de máquinas".

Dicas para um bom planejamento da casa de máquinas:
  • Ela deve ser concebida juntamente com o projeto arquitetônico da área de lazer para que possa atender exatamente às necessiades do espaço;
  • A proximidade com a piscina pode ajudar a economizar com a tubulação e evitar perdas de potência das bombas. A distâcia máxima recomentada é de 6m;
  • Normalmente, o espaço abriga os equipamentos de piscina, como bomba, filtro, iluminação, aquecedores, etc. Por isso, as partes elétrica e hidráulica devem ser bem planejadas;
  • Em casos de falta de ventilação é preciso direcionar dois tudos para fora da terra, um para a entrada e outro para a saída de ar;
  • O abrigo deve ser bem ventilado para amenizar a umidade, preservando os equipamentos. Para isso, utilize materiais como elementos vazados, ripas de madeira espaçadas e venezianas;
  • Em terrenos de desnível, os projetos enterrados são boas opções. Nesses casos, será preciso fazer a correta impermeabilização. O acesso pode ser por escada tipo marinheiro, de alvenaria ou concreto, seguindo as normas da ABNT;
  • O acesso deve ser facilitado. Lembre-se de que será preciso entrar com equipamentos e se movimentar em segurança. O local ainda deve ter boa drenagem e ser protegido contra intempéries.
Aqui em casa pensávamos em fazer uma piscina só daqui alguns anos, mas para evitar problemas maiores depois arrochamos ainda mais o orçamento e iniciamos. Mas o projeto da piscina não aconteceu junto com o projeto arquitetônico da casa, que já estava em fase de acabamento, nem pelo mesmo arquiteto. Então a casa de máquinas não ficou tããão camuflada como queríamos, mas ficou atendeu aos requisitos. 
Inicialmente queria que a casa de máquina ficasse 
abaixo desse deque, mas o contrapiso já estava feito 
então preferimos não ter mais quebra quebra.

Então terminou que ficou aterrado perto do muro 
e do que será futuramente a cascata da piscina 
(que comentei aqui). Foi feito uma portinhola igual ao 
deque, que além de ventilar facilita o acesso.

Posteriormente camuflo com algo ai em cima!

fonte: http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/

segunda-feira, 14 de junho de 2010

TÔ DE MUDANÇA!!!!!

Hoje queria dividir com vocês um momento muito especiall. Apesar de querer mostrar coisitas lindas, hoje  não será possível.

"Mas porque?!?" Por que a MUDANÇA COMEÇOU!!!!! Sábado estava tão cansada, sentindo dor, saindo de um problema na coluna...mas completamente feliz e realizada apenas por estar levando caixinhas para MINHA CASA!!! 

Acho que esse é um sentimento unânime de todo mundo. Mas é gente faz mais de um ano que estamos meio que acampando. O início dessa Via Crúcis contei aqui. Mas existe muito mais enredo. Vendemos aquela nossa primeira casinha tão amada de porteira fechada (com tudo dentro!), compramos um terreno e fomos morar com minha mãe, que morava sozinha, enquanto a obra não acabava.

Pensando no melhor para minha mãezinha, fiz uma intimação que ela vendesse ou alugasse a casa dela quando saíssemos para ela não ficar numa casa grande só. Então - como uma mãe obediente que ela é - colocou a casa para vender ou alugar. A grande maravilha é que apareceu uma proposta irrecusável na casa dela. E o grande problema é que nossa casa não tava nem perto de terminar. Desespero total porque tínhamos que entregar a casa da minha mãe o mais rápido possível, logo teríamos que fazer mais duas mudanças pela frente, para a casa provisória e para nossa casa.

Mas olha só que maravilha aconteceu. Marido conhece um Sr. que tem uma casa no condomínio que estamos construindo, mas que não estava morando nela. Terminou que este Sr. nos emprestou a casa dele para ficármos até terminar a nossa sem cobrar um tostão de aluguel. Apesar de termos que nos mudar era maravilhoso porque estaríamos acompanhando a obra dos os dias de pertinho.

Já vai fazer quatro meses que nos mudamos para essa casa provisória e mantive tudo encaixado para não ter um trabalho triplo. Imaginem como é chato você passar um ano com suas coisas guardadas?!? Pra completar a bagunça, os móveis que iamos comprando para a casa nova já estavam chegando e foram ficando literalmetne entulhados. 


 [Minha sala de estar provisória repleta dos 
móveis da casa definitiva entulhados, um charme não?]

Mas finalmente está acabando. Esse final de semana levamos grande parte das nossas coisas e tranquei no quarto do meu futuro bb Y ou X. Apesar de ainda não ter  começado a fase gostosa de arrumar, desencaixar, organizar, planejar o lugar certo para cada coisa, já me sinto feliz por ter levado algumas coisas.

[Num tá linda nossa mudança?!?!? ]

O piso superior, dos quartos, já tá tudo prontinho. Mas lá embaixo ainda tem gente trabalhando nos móveis  de marcenaria e nos retoques finais que parecem não acabar, mas isso é para outro post...






quarta-feira, 9 de junho de 2010

Os meninos dos meus olhos: Ladrilhos Hidráulicos

Nenhum outro revestimento da minha casa me deixou mais feliz ao ver o resultado como fiquei com os ladrilhos! Como o instalador veio no sábado (que não trabalho) pude "degustar" - e registrar - o passo a passo.

Quando a loja veio deixar as caixas, achei a cor muito escura, mas quando ele foi colocando filinha por filinha....ahhhhhhh, quero me mudar desesperadamente!!!!!!



Foram instalados em três ambientes: 1) na mureta/bancada do bar da churrasqueira; 2) no piso e respaldo da pia do lavabo da piscina; e 3) no piso do futuro-um-dia-quem-sabe-quando-tiver-din-din carramanchão.

Na bancada do bar da piscina escolhi um tapete inspirada num ambiente como esse:

Essa é a proposta, mas onde foi instalado tijolinhos,
aqui em casa coloquei o tapete de ladrilho

 Fiz assim:

Agora falta a bancada de madeira, que ainda não tenho.

Para o lavabo da piscina a inspiração veio daqui:

O piso ainda está assim:
Lá no fundo terá uma bancada em madeira de uma parede 
a outra com respaldo com ladrilho contornando.
A parede será com um produto imitando cimento queimado.
No carramanchão pensei num ambiente assim:

Será na feito aqui na saida da sala de jantar:
Essa parede de pedra sustentará as vigas de madeira que 
serão chumbada na parede externa da casa

O piso ficou assim: 
Foram colocados três florões centralizados e ao redor
ainda será aplicado cimento queimado

Um close no florão

Mas fiquei preocupada e pensando como faria a manutenção. Ai pesquisando no casa.com.br achei uma reportagem bem antiga de Janeiro de 2002 que dá uma resumida bem prática nas maiores dúvidas sobre ladrilhos.

Diz o seguinte:

Como é feito o ladrilho?
Cada peça é criada individualmente com uma massa de cimento, areia e corante - que pode ser líqüido ou em pó - e muitas vezes pó de mármore. Essa mistura preenche os moldes subdivididos conforme o desenho. Seca em 24 horas.

Quais os segredos do bom assentamento?
Recomenda-se assentar as peças sobre uma base compactada e desempenada (1 parte de cimento, 3 de areia e 5 de britas 1 e 2). Esse contrapiso de concreto deve ter de 7 a 10 cm (calçadas com trânsito leve de carros) e de 3 a 5 cm (área de circulação de pedestres). Já a argamassa de assentamento, com no mínimo 3 cm de espessura, leva 5 partes de areia lavada e 1 de cimento. Caso a superfície fique suja de cimento, remova-o com trincha molhada antes de secar. As regras de instalação seguem as normas 9458 e 9457 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Peça orientação ao fornecedor.

Como limpar depois da obra?Água e sabão de coco são suficientes. Nunca use ácido, sabão em pó ou água sanitária (do tipo cândida).

O que usar para protegê-lo?Durante as obras, cubra-o com lona. No dia-a-dia, basta uma camada de cera líquida incolor


Então pronto, no piso, sabão de coco e na bancada, cera líquida incolor!!! 

Eu adorei! Vocês gostaram? Então um pouco mais de ladrilhos...







segunda-feira, 7 de junho de 2010

Novidades!!!


Depois de uma semana sem postar tenho mesmo é que ter muitas novidades né? 

O melhor é que a obra está andando como há tempos não andava, pois parece que existem pessoas que só respondem quando somos "mal educados" com elas. Pois é, pela primeira vez ví marido perder a paciência com alguém - o sortudo foi o construtor!! Diga-se de passagem que euzinha aqui já tinha perdido há muito tempo e várias vezes. Muita coisa ele só fazia prometer que tal hora resolveria, tal dia fulano instalaria, etc. Paciência tem limite né? Foi só Jr. explodir que em quatro dias ví coisas resolvidas que já eram para estar finalizadas há um mês. [Te amo viu amor!?!?! Tô muito orgulhosa de você, mas agora para perder a paciência mais quatro anos!]

Por exemplo, já temos deck, a porta grande foi instalada, grama plantada,  vidros que faltavam estão chegando, os ladrilhos hidráulicos foram assentados, revestimento da piscina finalizada... Cada novidade merece um post diferente, mas to doidinha pra mostrar!!

Grama plantada ainda sequinha e sofrida, mas vai ficar linda!
[Depois queria uma sugestão de palmeira bem linda!!]


Instalação do Deck:

Antes

Durante

Depois (falta verniz)
 

 Porta instalada (o antes tá aqui)
Foto ficou ruim com o sol, mas reparem no 
mega, super, ultra grande puxador!


Marcenaria começando a ser montada:
Meu quarto (antes aqui)

Cozinha [Depois mostro mais bem detalhado]

Sim, tem outra façanha de marido que fiquei ainda mais orgulhosa. Jr. é daqueles que não gosta muito dos afazeres de casa - a não ser escolher quadros. "Trabalho muito, vou gastar meu tempo livre ajeitando pia?" Quase escuto ele falar assim. Mas ai nasceu no jardim da casa que estamos morando uma casa, ou melhor, uma comunidade inteira de maruins!! Zzzzzzzzzzzz.... toda hora! Sabe o que marido fez?
Se transformou em ninja para me salvar, meu herói!!!! 
Como é que dizem, ele "mata o gato e mostra o pau", é assim? Sei lá! 
Só sei que não tem mais maruin!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Correção: Meu especilista em insetos - digníssimo esposo - informou que não se trata de maruins (O maruim ou mosquito-pólvora é um inseto membro da família Ceratopogonidae, mosquitos de pequenas dimensões. É um animal que penetra pelo meio dos cabelos e por dentro das roupas causando urticária com suas doloridas picadas, fonte: Wikipédia) mas sim de arapuás (ou abelha cachorro, espécie que produz nichos aéreos, de formato oval apoiados em forquilhas de árvores ou em cupinzeiros abandonados. Elas atacam flores e folhas novas e até a casca do tronco da planta para retirar resina para a construção de seus ninhos, fonte: Viva Terra). Mas no final das contas é tudo muito parecido

 Arapuá
 










Maruim